A equipa


Maria Idalina Patia
Local de trabalho: Nova Rádio Paz
Naturalidade: Alta Zambézia (Moçambique)
É licenciada em História Política  pela Universidade Pedagógica. Trabalha como jornalista na estação comunitária Nova Rádio Paz de Quelimane. Vive em Quelimane. Gostava um dia de visitar a redacção da rádio Deutsche Welle em Bona, na Alemanha, e de ser analista política. O seu próximo desafio é trabalhar com meninos de rua. Nos tempos livres gosta de conversar sobre política e de fazer jornalismo.

Faizal Raimo
Local de trabalho: Rádio Encontro
Naturalidade: Moma, província de Nampula (Moçambique)
Faizal Rahimo tem 27 anos é conhecido na zona onde vive por “Fefé”, nome dado pelos seus amigos e pela sua esposa devido ao gosto pelo estilo musical “Rap”. É desde 1998 jornalista da Rádio Encontro, na cidade de Nampula, onde agora é chefe de redacção. Estreou-se nesta emissora com o “Programa da Criança”. É também fundador e editor do jornal local “Nacalense”, editado e publicado na cidade de Nacala. Ser um empresário de sucesso no ramo das comunicações é um dos seus sonhos. Por isso, pensa já em constituir uma sociedade com três amigos para criar uma empresa. Quando tem tempo livre gosta de navegar na internet e de estar com amigos.

José Macamo
Local de trabalho: TV Record Moçambique
Naturalidade: Guijá, província de Gaza (Moçambique)
Emoção e perigo fazem parte do dia-a-dia do jovem de 27 anos. Desde que trabalha na TV Record Moçambique, como repórter do programa “Contacto Directo”, ultrapassou já muitos desafios e arriscou a própria vida. Medo não é palavra que conste do vocabulário do jornalista nascido no. A televisão é a sua grande paixão e é neste meio que o antigo colaborador da Rádio Cidade pretende continuar. Profissionalizar-se mais e ser uma referência na área do jornalismo faz parte dos seus planos futuros. Se não fosse jornalista, provavelmente estaria hoje na barra de algum tribunal como  advogado de defesa.


Elísio João
Local de trabalho: Rádio Encontro
Naturalidade: Nampula (Moçambique)       
Natural de Nampula, onde reside e trabalha, Elísio tem 37 anos é jornalista da Rádio Encontro. Profissionalmente tem um grande sonho: tornar-se num jornalista de renome em Moçambique. Nos tempos livres gosta de ler, sobretudo livros sobre política e jornalismo. Pai de três filhos, gosta igualmente de passar tempo com a família.


 Orlando Ngovene
Local de trabalho: Rádio Moçambique
Naturalidade: Maputo(Moçambique)
Tem 30 anos e trabalha na Rádio Moçambique como jornalista há dez anos. Nasceu e cresceu na cidade de Maputo. Tem um filho com quem gosta de brincar nas horas livres. O seu sonho é um dia viver na França.

Sérgio Pedro Sixpence
Local de trabalho: Rádio Moçambique
Naturalidade: Moatize, província de Tete (Moçambique)
Antes de ingressar na Rádio Moçambique, o jornalista de 24 anos foi professor e voluntário na Rádio Escola da Comunidade Salesiana em Moçambique, na vila de Moatize. O futebol está no seu sangue: nos tempos livres, joga com os amigos. É adepto dos clubes Futebol Clube do Porto (FCP), Costa do Sol e Chingale de Tete. O seu maior sonho é ser especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação. É solteiro e pai de um filho.


Alberto Paulo
Local de trabalho: Rádio Moçambique
Naturalidade: Magude, Maputo (Moçambique)
O jornalista de 25 anos faz parte da equipa da Rádio Moçambique, emissor provincial de Maputo, desde 2006. O seu sonho era trabalhar para esta emissora, o que já é realidade. Agora quer continuar a ser um bom jornalista e tornar-se numa referência nesta área. Nos momentos livres gosta de ler e, sempre que possível, navega na internet para conhecer novas realidades. Também vê televisão, principalmente programas informativos, e brinca com a filha.


Fernando Sidumo
Local de trabalho: Rádio Moçambique
Naturalidade: Moçambique
Sidumo, nome pelo qual é conhecido, trabalha como jornalista na Rádio Moçambique desde 2009. Antes de se juntar a esta equipa, trabalhou na Rádio Muthiana.
O seu sonho era ser piloto, profissão que não chegou a aprender. Por isso, está a preparar o seu filho. Quanto às suas ambicoes profissionais, quer agora chegar a editor chefe na Rádio Moçambique. Nos tempos livres gosta de ler romances e jornais.


Sérgio Mamudo
Local de trabalho: Rádio Moçambique
Naturalidade: Macuse, província da Zambézia (Moçambique)

É licenciado em História Política e Gestão Política pela Universidade Católica de Moçambique. Trabalha como jornalista na Rádio Moçambique há mais de quinze anos, no emissor provincial da Zambézia. Ser analista político é o seu amior sonho. Te, 41 anos, é solteiro e pai de três filhas. É adepto do Sporting Clube de Portugal (SCP). Ler livros sobre política é um dos seus passatempos.


SELMA MARIVATESelma Marivate
Local de trabalho: TV Record Moçambique
Naturalidade: Moçambique
Começou a trabalhar com 19 anos no maior hotel cinco estrelas da capital moçambicana, onde aprendeu a lidar com hóspedes e clientes através de formações práticas. Ainda não tinha terminado a Licenciatura em Direito, na Universidade Eduardo Mondlane, quando surgiu a oportunidade para aprender a fazer televisão. A proposta foi feita pela TV Record, quando participava numa plateia num programa de televisão. Aceitou a proposta e a partir daí começou a trabalhar seriamente em televisão. E depois surgiram-lhe experiências como ser âncora do “Jornal” e apresentar os programas “Contacto Directo” e “Made in Mozambique”, além de programas especiais.


Jornalistas na primeira pessoa
Vídeo de apresentação de alguns dos formandos:


Participantes do Curso de Jornalismo Financeiro/Maputo 2010 apresentam-se from Jornalismo Financeiro on Vimeo.