Parceiros

No âmbito do Programa de Microfinanças UE/Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), a sociedade TRANSTEC em colaboração com a Deutsche Welle-Akademie foi encarregada da organização de uma formação em língua portuguesa intitulada “Jornalismo Financeiro: Rádio, TV e Online”, tendo como alvo jornalistas africanos.

Este projecto é financiado pela Comissão Europeia (CE) e insere-se no âmbito do Programa-quadro UE/ACP sobre Microfinanças destinada a ajudar os países ACP a melhorar o seu acesso aos produtos e serviços financeiros dos quais têm necessidade. O programa adopta uma directiva nas três vertentes seguintes para melhorar a eficácia das actividades de microfinanças destes países:


• Construir e reforçar as capacidades dos actores de microfinanças
• Promover a notação das instituições de microfinanças e a melhoria dos seus sistemas de informação
• Melhorar a eficácia e a transparência do mercado das microfinanças

O objectivo principal deste seminário é o reforço do saber dos meios de comunicação social sobre os mecanismos económicos, os instrumentos de microfinanciamento, bem como as capacidades jornalísticas dos meios de comunicação locais para cobrir os assuntos económicos e financeiros.

Fundada em 1983, a TRANSTEC é uma das principais empresas de consultadoria da Europa. É especializada na prestação de serviços de consultadoria e assistência técnica de qualidade a instituições públicas, organizações do sector privado e empresas. As áreas de avaliação da TRANSTEC abrangem, entre outras, o desenvolvimento económico e comercial, o apoio à democracia e a boa governação, o processo de integração na União Europeia, o desenvolvimento das comunidades rurais e urbanas, o desenvolvimento social, a ajuda humanitária e a reconstrução pós-conflito.














Desde 1985, a TRANSTEC já geriu com sucesso dezassete contratos-quadro financiados pela União Europeia (UE), de dimensão e de concentração técnica variáveis, e gere actualmente outros sete contratos-quadro em sectores como desenvolvimento rural e segurança alimentar, boa governação e direitos humanos, comércio, standards e sector privado e ajuda humanitária, gestão de crises e assistência pós-conflito.


A DW-AKADEMIE, com sede em Bona e Berlim, é o centro internacional de formação na área dos meios de comunicação social da Deutsche Welle, o serviço internacional de radiodifusão e de televisão da Alemanha. Desde o lançamento do seu programa de formação internacional para países em desenvolvimento, em 1965, a DW-AKADEMIE está envolvida em projectos de parceria em todo o mundo. A equipa da DW-AKADEMIE dedica-se à promoção do jornalismo independente e da liberdade de imprensa. Para alcançar esse objectivo, coopera com especialistas de países emergentes e em vias de desenvolvimento. Organiza também programas educativos e de formação em diversas áreas, desenvolve e difunde formatos de produção inovadores para atender a necessidades locais ou internacionais e acompanha equipas na criação de estações de rádio comunitárias, além de promover o uso dos novos “media” e das novas tecnologias.

A Parceria “Finanças ao Serviço de África” (Making Finance Work for África - MFW4A) é uma iniciativa para apoiar o desenvolvimento dos sectores financeiros em África - uma plataforma única para os governos africanos, o sector privado e os parceiros de desenvolvimento na coordenação de projectos e maximização do seu impacto. Os cursos de jornalismo financeiro visam melhorar as capacidades dos participantes, de forma a tornar os seus produtos jornalísticos mais interessantes, bem fundamentados e mais acessíveis ao público em geral. Desta forma, o programa pretende melhorar a compreensão das questões e dos temas relativos ao sector financeiro por parte do público africano.

MFW4A também estabeleceu uma rede pan-africana de jornalistas, incluindo repórteres que participaram na formação. A rede é parte integrante do website MFW4A, que inclui uma secção especial dedicada a relatos de jornalistas e uma plataforma de intercâmbio que permite às emissoras parceiras a troca de informação e novidades financeiras e, deste modo, ampliar o seu portfólio de reportagens financeiras.

Os meios de comunicação são importantes canais de informação para os clientes de serviços financeiros. Para aumentar a literacia financeira do público local, a formação concentra-se nas técnicas de realização de reportagens referentes ao campo das microfinanças. Outro dos objectivos é familiarizar os participantes para o jornalismo online e para a abordagem multimédia, canais de informação que deverão desempenhar um papel cada vez mais importante na carreira dos jornalistas africanos.

Para assegurar o efeito a longo prazo desta formação e do jornalismo financeiro local, espera-se que os formandos se juntem à plataforma online criada pela Parceria “Finanças ao Serviço de África”.

Os cursos têm lugar em Ouagadougou (Burkina Faso) de 11 a 27 Outubro e em Maputo(Moçambique) de 03 a 19 de Novembro de 2010.