sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Arranque em Maputo

Já começou na capital moçambicana o programa de formação “Jornalismo Económico e Financeiro – Rádio, TV e Online”. Durante as próximas três semanas, dez jornalistas moçambicanos vão poder aprofundar conhecimentos sobre como desenvolver temas financeiros e económicos e sobre os formatos mais adequados.

Do programa fazem parte temas como África e o sector financeiro, mecanismos e instrumentos de microfinanças e instrumentos financeiros em geral. Serão também abordadas questões como a dramaturgia das reportagens e dos formatos jornalísticos, técnicas de investigação e pesquisa, as fontes de informação e técnicas de entrevista.

Além da planificação da dramaturgia numa produção audiovisual e de aspectos mais técnicos como a edição e tratamento de som e o software, os formandos aprenderão ainda a escrever para a internet, a saber combinar vários elementos multimédia e a criar um blog.

Durante toda a semana os participantes irão realizar diversos exercícios, trabalhos práticos e reportagens de campo. Um dos objectivos é desenvolver formatos de emissão apropriados e inovadores para o jornalismo económico-financeiro.

O curso é organizado pela TRANSTEC em colaboração com a Deutsche Welle-Akademie, no âmbito do Programa-Quadro UE-ACP sobre microfinanças, e conta com participantes da Rádio Moçambique, Rádio Encontro, Nova Rádio Paz e TV Record Moçambique.
Vídeo da primeira reunião de redacção:

Sem comentários:

Enviar um comentário